Camtasia Studio Tutorial

variedade para Gravação e edição
A quantidade de recursos oferecidos pelo Camtasia Studio é realmente enorme. Ao abrir o programa, um projeto já existente aparece. Ao pressionar o "play" você percebe que, na verdade, trata-se de um vídeo que explica todo o funcionamento do programa. E, caso você goste de explorar, pode ver como ao que você assiste foi feito ao olhar a linha do tempo, na parte de baixo da tela.
Para começar um novo vídeo, vá até a opção "File" e selecione "New Project". Você pode editar o vídeo normalmente ao importar conteúdo ou começar a gravar a tela.
Gravando a tela
Capturar tudo o que aparece na tela é a maior especialidade deste aplicativo. Para fazer isso, basta clicar no botão "Record the Screen" (Gravar a tela). Ao fazer isso, um painel é aberto com todas as opções para gravação. Em "Select Area" você define se quer capturar toda a tela ("Full Screen") ou um tamanho personalizado ("Custom").
Logo ao lado, em "Recorded Inputs" você seleciona quais dispositivos devem ser utilizados durante a captura, como a webcam e o som. Quando tudo estiver pronto e configurado, use o botão "Rec" para começar a gravar. Para parar tudo, use a tecla "F10".
Ativar gravação.
Dependendo do tamanho que você escolheu, uma janela para a escolha das dimensões do vídeo pode aparecer na tela. Se você planeja uma resolução específica, preencha em "Width" (largura) e "Height" (altura) e pressione "Ok".
Edição
Após a captura ser concluída, o vídeo aparece na linha do tempo (localizada na parte de baixo da tela). Em "Library" você encontra uma série de clipes de áudio e vídeo para usar na edição, que podem ser facilmente arrastados para a linha do tempo. Se você quiser usar vídeos, sons e imagens de sua propriedade, use o botão "Import Media" para adicioná-los ao projeto.
Como tutoriais em vídeo precisam ser bastante explicativos, o programa traz uma série de recursos para usar como destaques. Em "Callouts" você encontra formas geométricas para adicionar ao vídeo, como flechas e retângulos. Cada uma pode ter personalizações, como borda, preenchimento e efeitos. Você também pode adicionar palavras.
Adicionar elementos.
"Zoom-n-Pan" é uma opção para aproximar em regiões específicas da tela. Ou seja, você pode fazer com que o vídeo seja centralizado em uma opção para mostrar com mais detalhes para a pessoa que for assistir. Para isso, basta selecionar a área desejada com o quadrado na parte esquerda da tela. Conforme você faz isso, algumas barras aparecem na linha do tempo com indicação de uso da função.
Se o que você quer é configurar o som do vídeo, vá à opção "Audio", que permite regular o nível do volume e reduzir ruídos. Para ver mais opções, clique no botão "More". Assim, você encontra a função "Transitions", para adicionar transições ao vídeo entre um clipe e outro. Em "Title Clips" você coloca títulos na tela.
Para criar uma narração, vá a "Voice Narration". Você pode escolher uma das três faixas de som e começar a gravar com o microfone enquanto o vídeo passa na tela. Dessa forma, o vídeo fica mais explicativo. Gostaria de adicionar também legendas? A opção "Captions" é para isso. E, por último, também é possível montar um quiz para aumentar a interatividade ao clicar em "Quizzing".
Gravar narração.
Projeto pronto. Hora de exportá-lo
Se você terminou o projeto e quer salvá-lo em um arquivo de vídeo, vá à opção "Produce and share", no topo da tela. É possível escolher um dos vários perfis pré-definidos para salvar: "Web", "Blog", "CD/DVD", "HD", "iPhone", "iPod", "Screencast.com" e "YouTube". Depois, basta dar um nome, escolher a pasta de destino e aguardar o resultado.
Salvando o vídeo.

Seus Downloads estão muito lentos e você não aguenta mais esperar? Compre Contas Premium e baixe 100x mais rápido seus jogos e programas. Conta Premium 30 dias!
Download Direto

Comentários